domingo, 13 de maio de 2012

A Maternidade da Virgem Mãe de Deus




No tempo da Graça, o Anjo foi enviado a Santíssima Virgem Maria anunciando a vinda do Verbo de Deus, nosso Senhor Jesus Cristo por obra do Espírito Santo. 

Concepção
Segundo São Lucas, Maria perturbou-se o coração com as palavras do Arcanjo Gabriel. Contemple ela, jovem moça prometida em casamento a José. Cheia dos sonhos com que cada mulher sonha para si recebendo o santo e grandioso anúncio de que ela foi escolhida por Deus para ser a MÃE DE DEUS.
A Virgem Maria não compreendeu no início como ficaria grávida, porque não era casada ainda. Mas confiou INTEIRAMENTE a Deus; “eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a Vossa Palavra” (Lc1,38).
E a Virgem Maria de Nazaré concebeu pelo Espírito Santo.

Gestação
José, o castíssimo esposo de Maria, descobrindo que ela esta grávida, pensou em deixá-la em segredo para que não fosse julgada pelos judeus. Naquele tempo, a Santa Maria correra risco de ser apedrejada caso os judeus descobrissem que ela estava grávida. Porque não iriam acreditar que sua santíssima gravidez é obra do Espírito Santo de Deus e acusariam de blasfêmia.
Mas um Anjo aparece também ao bondoso José e revela o mistério da Encarnação e mais, confia a São José o cuidado da Sagrada Família de Nazaré. (Mt 1,21).
Contemple a Santa Criança formando-se com o passar das semanas. As experiências que cada mãe gestante tem. A primeira vez que Maria sentiu Jesus se mexer em seu ventre, o Filho de Deus encarnado homem.

Nascimento
Completado o tempo, a Sagrada Família se encontrava em Belém quando a Virgem Mãe sente as dores do parto. A cidade estava cheia de viajantes. As hospedarias sem vagas. Então no campo, numa simples gruta a Virgem dá a luz o Salvador. (Lc 2,10-11).
Contemple o insondável mistério de Deus que se faz homem e veio morar entre nós. (Jo 1,14). A primeira adoração. Santa Maria e São José diante do Menino Deus. Quanto amor os envolveu nessa hora. Quanta alegria, a alegria de uma mãe ao ver seu filho pela primeira vez.

Infância
E o menino crescia em sabedoria e graça, diante de Deus e do povo. A sagrada família de Nazaré vivia uma vida simples, humilde. O menino Jesus aprendia o ofício da carpintaria com seu pai São José. Maria, mãe sensível as necessidades daqueles que mais amava, o Filho e o esposo, nada deixava faltar.
Contemple o dulcíssimo amor que ardiam no coração da Sagrada Família. Maria intimamente unida ao mistério da Trindade. A mãe que ensina o Filho e com Ele aprende o mais profundo amor.

Ó Santíssima Virgem Maria, mãe de Deus, mãe da Igreja, vós que intercedestes a Jesus, teu Filho, nas bodas de Caná e nos aconselha a “fazer tudo o que Ele nos disser”, aponta o Caminho que minha mãe necessita para melhor servir teu Filho e dá-nos seu exemplo materno.

Ó Santíssima Mãe Imaculada, vós que acompanhastes teu Filho Jesus no caminho do Calvário, participando do Seu sofrimento salvífico, guie minha mãe na Verdade, protegendo-a dos perigos da alma e do corpo.

Ó Santíssima Rainha, coroada pela Santíssima Trindade, abençoai minha mãe e as mães do mundo inteiro para sejam reflexo do amor incondicional de Deus na Vida de nossas famílias.
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário